Desabafos de uma jornalista, aspirante a atriz, shiatsuterapeuta e professora de yoga...

segunda-feira, junho 19, 2006

Futebol paixão nacional?

Minha amiga baiana foi embora brincando que como não temos Carnaval em Sampa estamos fazendo da Copa um... Nesse período a gente fica até constrangido de dizer que não curte futibas. Tem que torcer, como assim não se abala com o resultado? No primeiro jogo nem estava a fim de torcer, bodeada que estava com o tratamento à altura de uma ladra que recebi da várzea em que estava - eu sei, o que é que uma coisa tem a ver com a outra? Nesse ponto sou uma mulherzinha típica e tenho a mania de estender a indignação para tudo em volta, inclusive para o espírito ufanista verde e amarelo. No jogo seguinte já quis torcer pq tinha arrumado trabalho e visto uma luz no fim do túnel do que mais me interessa no momento, mas isso não vem ao caso nesse post.
Ok, já entendi o que é pênalti, mas não, não me peçam para explicar pois aí já é querer demais. Mas impedimento é e permanecerá uma incógnita, como regras de jogos de baralho, reexplicadas exaustivamente a cada reunião de amigos e apagada do cérebro sempre que preciso de memória RAM para dados utilizáveis no dia a dia, o que acontece com frequência.
Também não sou tão do contra como quem acha que devemos ser anti futibas e carnaval pois é o ópio do povo - deixei de ser comunista quando soube que a Pagu se desiludiu vendo crianças pedindo esmola na Rússia, ao lado da estátua de um dos heróis da famossa revolução desse país. E também pq percebi q o comunismo é impossível por não conseguirmos pensar comunitariamente nem no condomínio, que dirá no país. Querer nadar contra a corrente no país da bunda, onde todos são melhores técnicos do que aqueles que estão no campo dá tanto trabalho que a preguiça me domina.
Confesso que já passei um bom tempo declarando que odiava futibas e carnaval, quando o palanque que tenho na garganta era mais ativo e participante, mas hoje em dia, como odiar uma competição que nos arruma vários meio feriados no bar, bebendo e com amigos? Até eu me contamino quando os jogadores se aproximam do gol adversário! E tem que gritar pq ninguém merece ouvir o Galvão Bueno... É gozado ver jogo com mulher típica - tudo é pênalti e como são bonitas as pernas dos nossos jogadores e a cara dos adversários! A gente repara em cada uma - que campo lindo, que propaganda bonita, que torcedor criativo, que maquiagem linda, que horas serão lá heim? Obrigada pelas folgas Barreira, mas vê se capricha pq queremos mais (rs). E como palpite nunca é demais, tire o Rô Gordinho antes dos 45 minutos do 2o tempo, pois queremos nossos homens vivos para as finais. Que jogo foi aquele com um time de juízes? Uniformezinho sinistro... Como terá sido o clima na casa da minha amiga da facu, que casou com um australiano e foi pro outro lado do mundo?