Desabafos de uma jornalista, aspirante a atriz, shiatsuterapeuta e professora de yoga...

segunda-feira, agosto 21, 2006

Entre o espírito zen e a gandaia que dorme em mim

Sempre brinco que transito bem entre os colegas zen e a turma da gandaia, mas sábado vi uma palestra de um monge divertidíssimo do Sul que me fez pensar: todos temos um potencial búdico em nós (o que equivale a dizer que Deus está em você, a felicidade está no seu interior etc), mas há os com potencial incerto, pq se estão com os amigos espirituais (sanga) põe em prática seu melhor lado e se convivem com a galera do mundão ilusório (samsara), se divertem em meio ao que é passageiro, não confiável e nem duradouro. Devo estar neste ponto mesmo. Não consigo dizer não para amigos que me chamam pra programas bons e baratos, daí ter me tornado uma boêmia compulsiva, mas na maioria dos dias nem enfio o pé na jaca tanto assim. Nos últimos dois finais de semana, tanto no bar quanto na casa noturna em que fui com colegas, ao invés de encher a cara, matei a vontade de mergulhar naqueles sorvetes elaborados - castanhas, quente com doce, enfim, sou descendente de cearense até na hora da sobremesa - adoro uma farofa doce! Quando não resisto a beber, tenho parado antes do inebriante estágio de ficar alegre. Acho que isso são bons sinais. Tenho paixão por várias tribos: o pessoal da yoga, do trabalho, do curso de massagem, do teatro, do mesmo estado civil (rs), do centro budista... Bem, nem todos acham que o aspecto espiritual é o que traz sentido à vida. Curto a companhia deles mesmo assim. Me sinto meio out em casa noturna, mas barzinho com mesa na calçada e clima descontraído é o que há! E não é preciso ficar alto ou agir como se a vida fosse uma micareta pra se divertir. Qual o meio termo entre ser mundana demais ou tão zen que se torna até chato - destes que restringem tanto a dieta que até a pizza se torna inviável (rs)? O bendito caminho do meio é tão difícil de ser atingido, em todos os sentidos! O pior é que não adianta nem questionar muito, pq não existe fórmula pronta, nem regras, pra nada... Isso é o que torna a vida tão surpreendentemente divertida!