Contrasensos Urbanos
Alguém sabe me explicar as razões destas contradições de nossa metrópole?
- o CDM do Brooklin - cuja tradução acredito que seja Clube Desportivo Municipal leva o nome de Ibirapuera;
- o metrô Vila Madalena fica no Sumarezinho;
- quando um conhecido tem um carro do tipo marmita - aquele no qual só se leva quem se come, não pode dar carona para os colegas onde só levaria carga sob pena de tomar multa, mas os veículos da prefeitura sempre levam a piãozada solta até demais atrás do motorista, onde suponho só se levaria material de construção e reparo;
- não podemos parar no meio da rua, entrar na contramão e passar no farol vermelho, mas aparentemente tais regras não valem para os veículos da CET;
- a linha de metrô roxa que começa no Capão Redondo, faz uma ligação bairro a bairro quando a maioria das pessoas que mora lá trabalha em regiões opostas. Terá sido criada por um burrocrata engravatado que nunca precisa de condução pública? Ao que tudo indica sim, pois é a única que dá preju...
- a estão Alto do Ipiranga do metrô está quase no Sacomã, ou seja no fiofó do bairro e não no topo dele;
- as linhas de trens são tão mal e porcamente batizadas que há duas diferentes com estações chamada Lapa, exatamente o mesmo nome, para que quem precisa descer numa em cima da hora num dia de atraso, se confunda e não tenha idéia se precisava ficar perto da porção "de baixo" ou "de cima" deste bairro;
- há anos atrás quando mudaram o nome de uma das estações, a gravação teve que repetir a troca por séculos "Armênia, antiga Ponte Pequena"... Se é complicado fixar o novo nome qual a lógica de alterá-lo?
- o metrô Imigrantes fica em cima da avenida Ricardo Jafet e não na conhecida rodovia;
- o metrô Paraíso foi batizado por alguém com senso de humor negro, pois é praticamente sempre a ante sala do inferno;
- quase todo "largo" municipal, exceto o da Liberdade são inacreditavelmente deprê;
- o metrô verde expandiu primeiro para o lado mais abastado da cidade, justamente o que quase não precisa de transporte público;
- agora que a linha da Paulista veio mais perto dos pobres mortais da zona sul, com a estação Imigrantes, os ônibus que saem de todos os bairros perto da Anchieta e sacomã bem que podiam parar ali e não na Santa Cruz/ Vila Mariana, diminuindo o trânsito e a romaria dos trabalhadores rumo ao transporte mais eficiente na cidade;
- quem mora perto da divisa sempre tem que ouvir tanto do povo das cidades vizinhas [leia-se ABC] quanto dos mais próximos à civilização que "mora muito longe";
- qual a referência de perto e longe numa cidade estupidamente grande como esta?
- qual a lógica de quem mora no fiofó das marginais achar que mora mais centralizado do que quem mora no rabo do Ipiranga, mas perto do marco zero?
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