Desabafos de uma jornalista, aspirante a atriz, shiatsuterapeuta e professora de yoga...

quinta-feira, junho 09, 2005

I'm sorry, serei Branca de Neve forever

Já ouviu falar de complexo de Branca de Neve? Acontece com pessoas cuja pele é tão branca que mesmo com muito sol, o máximo que conseguem é arder, descascar, doer, enfim ficar um pimentão. Sempre brinco com meus amigos que também sofro de racismo, quando ouço: "pq você não fica mais moreninha?" Pelo mesmo motivo que meus amigos com bronze do tipo garoto propaganda do álcool Zulu não ficam mais branquinhos. É uma tipo de pele que deve ser devolvida como foi emprestada, sem direito a variações ao longo da vida. Nada mais irritante que depois de dar essa explicação, ter que ouvir uma longa instrução de quem nunca teve pele do tipo bicho de goiaba: "ah, muda sim, é só você tomar sol aos poucos, aumentar o tempo de exposição diariamente, sempre fora dos horários em que está mais forte, passando sei lá o que". HELLO! Acham que nunca tentei isso? Será que não ocorre que é claro que "treinei" com o sonho de ser morena jambo, que nesse país ser muito branca e sem bum bum é uma dupla ofensa nacional? Não queridos, há peles que nunca mudam, a muito branca e a negra são duas delas. As pessoas que são morena clara acham que o funciona para elas pegarem uma cor funciona para as muito brancas! Se forçar a amizade com o Sol o máximo que posso conseguir é ficar "beginha", daé melhor deixar como está mesmo! É verdade que não tenho Phd em dermatologia, mas de pele tipo papel entendo muito bem, afinal são 27 anos de experiência. Sei o que é ir para a praia com o sol se pondo, escondido, em dia nublado, crente que não é preciso protetor solar pois "o astro rei já está indo embora" e passar dias sem conseguir por qualquer roupa, só passando Maizena para arder menos. Sei o que é achar que protetor de farmácia é como os de manipulação, um creme tão bom que uma gota dá conta de proteger uma área grande e depois não aguentar o peso de uma seda em cima. Sei o que é se besuntar, convicta de que todo o corpo está protegido e sempre esquecer alguma parte dele, que depois se apresenta em forma de tiras finas ou figuras vermelhas sem formato definido. Acho que só nós que já ficamos com bronzeado do tom ralado de joelho, acreditamos quando lemos ou ouvimos que o sol faz mal. Quem pega uma cor, acha que a gente exagera. Demorei mas aprendi que tudo o que a gente assume fica mais bonito do que forçar a barra para ser o que não somos, desde bronzeado escritório até cabelo ruim. Praticamente todo mundo nesse país é moreno ou negro, alguém tinha que ser diferente! Não tomar sol é a única explicação que encontro para as pessoas sempre me darem menos idade que tenho pois não tenho grana para cremes famosos. Humm... O fato do meu queixo e da minha testa insistirem em não sair da aborrescência com as espinhas teimosas também deve contribuir. Só sei que ficar na sombra não arde, não descasca, não dói e não dá câncer de pele... Tão mais fácil!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Óóóóótemo, Fran. Adorei!!! E conte comigo para a campanha "seja uma garota-propaganda do Omo feliz!"

6:32 PM

 

Postar um comentário

<< Home