Desabafos de uma jornalista, aspirante a atriz, shiatsuterapeuta e professora de yoga...

terça-feira, março 14, 2006

Poema Matrix ou de quando a ficha cai

Descobri que a paixão nos iguala qualquer adulto maduro a um aborrescente iniciante
Descobri que a oratória não conta nada na hora em que somos assaltados pelos sentimentos
Descobri que quanto mais nos apegamos a uma pessoa ou situação, mas ela se esvai entre os dedos como areia quente
Descobri que refletimos o que trazemos dentro de nós em tudo o que encontramos e nunca o contrário
Descobri que o intervalo entre um exame médico e o diagnóstico otimista é o mais duradouro, nem mesmo os trabalhos maçantes ou filas intermináveis demoram mais
Descobri que o que me acontece pode ou não me afetar, dependendo do quanto eu me fortalecer internamente
Descobri que o meio termo não é tediante, mas o local exato da felicidade encotrada no caminho do meio
Descobri que até a mais inquieta das pessoas pode se acomodar em situações convenientes
Descobri que a felicidade definitivamente não está no pico da euforia se em seguida ela te atira para o poço fundo da depressão
Descobri que flertar com o precipício da depressão é a maneira mais eficiente de nos deixar à flor da pele e vivendo perigosamente até demais
Descobri que preciso de mais uma três profissões antes de fechar pra balanço

Descobri que minha carreira não pode ser o coração da minha vida
Descobri que cada casal cria sua própria ilusão de problema externo à relação
Descobri que ao contrário do que diz Sartre, o inferno não é o outro, mas nós mesmos
Descobri que se esquecer para viver o outro no palco é o entorpecente mais inebriante que existe
Descobri que a vida só faz sentido quando nos abandonamos para ajudar os outros e recebemos mais do que doamos
Descobri que se virar no avesso na yoga, body balance ou pilates apaga qualquer mágoa prévia
Descobri que esperar a vida inteira pra fazer as pazes com Deus ainda que através de Buda é como voltar para uma casa nova inacreditavelmente familiar
Descobri que filmes, peças, livros e músicas que te tocam sempre valem a pena
Descobri que quando a situação foge ao controle, devemos deixar o coração nos guiar
Descobri que os amigos não se omitem quando estamos agindo contra nós mesmas

Descobri que cantar espanta qualquer esboço de tristeza
Descobri que se a realidade é uma projeção da minha mente, posso destruir tudo e projetar novamente ao meu bel prazer
Descobri que as surpresas mais bacanas vêm das pessoas e situações que você menos espera
Descobri que uma pessoa de coração aberto compensa todos os sacanas que encontramos pelo caminho
Descobri que a forma mais leve, ainda que não seja a mais sensata de levar o dia-a-dia é rir da nossa própria desgraça
Descobri que o conselho mais sábio que já recebi foi do meu cabeleireiro: “não tenha juízo e se tiver, não use”
Descobri que tudo o que tenho na vida é esse minuto... esse... esse... esse...

1 Comments:

Blogger Carline :) said...

Lindo poema, amiga. E acho que podemos resumir tudo nessa sua frase "Descobri que o que me acontece pode ou não me afetar, dependendo do quanto eu me fortalecer internamente". Om mani peme hung ;)

3:50 PM

 

Postar um comentário

<< Home