Desabafos de uma jornalista, aspirante a atriz, shiatsuterapeuta e professora de yoga...

sexta-feira, abril 07, 2006

Da Lama ao Lótus

Na semana passada e retrasada me deixei contaminar pelo stress, cobrança e pressão típicas do ambiente de trabalho do jornalismo/ comunicação. Tenho feito isso com menor freqüência que antigamente e quando acontece mexe mais comigo que há um tempão atrás, porque não acho mais que o meu estado normal é o ansioso e admito que esse estado de espírito é sim, uma forma de nervoso.

Mas num desses surtos “vamos fugir”, entrei no blog de uma amiga muito parecida comigo – jornalista, budista, fã de yoga e li uma frase que a Lama Tséring do centro Odsal Ling vive repetindo para despertar em nós a compaixão “May all beings be happy and free from suffering” e foi como se isso me trouxesse de volta aos poucos...

Durante o curso do livro Caminho Alegre da Boa Fortuna (caminho budista à iluminação – ainda não sei se é muita pretensão ou otimismo de minha parte), que faço na Vila Mariana, no centro Kadampa, pela primeira vez fui ouvindo a professora e aplicando tudo aquilo à minha vida cotidiana, admitindo pela primeira vez que os mais abastados também sofrem.

No meio daquela semana uma palavrinha de nada – mais especificamente senhorita – me fez gostar novamente de uma pessoa com a qual convivo oscilando entre o amor e ódio. E no início dessa, surpresa! Um elogio, na frente de todos, de alguém que sempre pareceu impassível e um milagre, que credito à Tara (mãe dos Budas, pra quem pedimos coisas mundanas): uma chuva de matérias do cliente cuja pauta eu não botei fé desde o início. É, cabeça de jornalista é como bumbum de nenê e cuca de juiz, sempre surpreendendo.

As novas frases de cabeceira no meu computador são: “O essencial à vida é invisível aos olhos” e “Não foram eles que me ofenderam/ magoaram, eu é que me ofendi/ magoei” Gandhi. A última expectativa frustrada não gerou revolta, mas recitação de mantra e um pedido nada comum ao meu antigo espírito crítico demais de jornalista: “que eu pare de me julgar a coitadinha e chorar com a barriga cheia”. Evolução, maturidade ou desbundei de vez dos fatores externos pra ser feliz?

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

oi fran. legal hein!?
entra la no meu tb.
www.lifesweatylife.blogger.com.br
bjs mi

7:14 PM

 
Blogger Mayra Luna said...

bom saber que tem mais gente no mundo que pensa como eu...

1:40 PM

 

Postar um comentário

<< Home