Desabafos de uma jornalista, aspirante a atriz, shiatsuterapeuta e professora de yoga...

quarta-feira, agosto 17, 2005

Pão e circo não! Teatro e circo!

Apesar de já ter feito teatro por 3 anos na Fundação das Artes e na Companhia das Artes, estou encantada com a oficina livre aos sábados, na Unibero, da Companhia Extra de Teatro Emocional. Meu chefe tem razão, jornalista gosta de aprender. E como estou feliz pelo professor me ensinar coisas novas! Por exemplo, há duas semanas faço exercícios respiratórios no trânsito e não tenho ficado nervosa por atravessar a cidade para trabalhar, na maioria das vezes levando mais de uma hora para ir e outra para voltar. E sem rádio no carro! No sábado todo mundo soube que nunca tomei um porre, pq minha bêbada presa no elevador não convenceu ninguém. Mas estou me surpreendendo com exercícios novos, pq aula de teatro geralmente é meio lugar comum. Me empolquei tanto que comecei a fazer aula de circo com eles aos domingos, na zona leste. Descobri que só consigo fazer exercício descalça: natação, aula de circo, pilates, yoga, capoeira... Não, ainda não consegui voltar com todos, mas é meu sonho de vida. Na aula de circo voltou um pavor de infância, das aulas de ginástica olímpica do ginásio, mas já está mais que na hora de superá-lo, assim como a falta de gingado na capoeira. É tão lúdico, tão divertido, nem parece exercício, mas ao virar na cama à noite, acordava com dor e só consegui esticar o braço quatro dias depois. É também a primeira vez que vejo um professor de oficina livre de teatro batalhar para profissionalizar seus alunos. É improvável que possa trocar o jornalismo pelo teatro, por questões financeiras, mas estou torcendo loucamente pelo projeto cultural do professor de transformar uma casa tombada em centro cultural. Em tempo: como atriz ainda sou uma ótima jornalista, tanto que farei o site e a divulgação das peças da Cia. Será que dessa vez finalmente estreio uma temporada?