Desabafos de uma jornalista, aspirante a atriz, shiatsuterapeuta e professora de yoga...

sábado, setembro 24, 2005

O Surpreendente Trabalho Voluntário ou de como desisti de fazer mestrado e dar aula em facu

Eu confesso: andava meio desanimada com minhas aulas voluntárias de redação no cursinho comunitário no qual trabalho todo sábado à tarde. Fiquei mal acostumada com as crianças: foi com elas que comecei a ser voluntária, de incentivo de leitura, lendo livros curtos em salas de 1a a 4a séries. Em um ano, os coordenadores e professores me contaram que a maioria estava procurando mas a biblioteca e a sala de leitura, levando livros para casa. Elas são como lousas em branco. Dá gosto ajudar quem se ajuda. Com os aborrescentes já não é esse oba oba. Daqui a pouco faz um ano que estou falando para eles lerem mais, treinarem escrever... Ensino é uma via de mão dupla: só aprende quem faz sua parte. Eu vou lá ensinar e eles vão para passar no vestibular - sem se esforçar... Estava até cansada de escrever as mesmas orientações nas redações que corrigia. Na semana passada, banquei a profe vagaba: se eles só podem se dedicar à minha matéria 50 minutos por semana, eu também. Avisei que corrigiria as redações na sala durante a aula e propus um novo tema de redação. Me surpreendi: a maioria está introduzindo, desenvolvendo e concluindo o tema, que é a parte mais difícil. Para corrigir erros de ortografia, acentuação, concordância, basta ler mais ou decorar as regras, que acho mais sacal. Me animei de novo. Um dos professores diz que está acostumado, sabe que só vai dar aula para meia dúzia, mas eu não me conformo! Tem aula que tenho sensação de que dou para uma só. Não devo ter nascido para isso pois a resistência e teimosia dos aborrescentes me brocha. Se eu fizer o mestrado em jornalismo para dar aula, encontrarei a mesma dificuldade: vou ensinar e os alunos vão pelo diploma, também sem se dedicar. Uma colega de trabalho contou que tem professor impedindo aluno de fazer prova, expulsando inadimplente da sala de aula. Prostituição por prostituição intelectual fico com a minha mesmo, com a qual já estou razoavelmente acostumada. E depois desse maravilhoso texto do Mário Prata, vi que não sirvo para a coisa por ser mais da prática que da teoria, por odiar dormir um tempão com o problema sem conseguir resolvê-lo e por ser a favor da democratização de tudo, inclusive da informação: http://www.marioprataonline.com.br/obra/cronicas/prata981007.html

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

NTSB Urges States to Ban "Novice Drivers" From Talking On Their Cellphones
NTSB Urges States to Ban "Novice Drivers" From Talking On Their Cellphones The National Transportation Safety Board is recommending that all states make it illegal for teenagers and other "novice drivers" to ...
Great blog. I run a home furnishings site. It's a guide to quality home furnishings, apparel and gift sites around the web. Stop by sometime!

7:14 PM

 

Postar um comentário

<< Home