Desabafos de uma jornalista, aspirante a atriz, shiatsuterapeuta e professora de yoga...

segunda-feira, setembro 05, 2005

Estréia na música erudita

No último domingo, graças ao meu trabalho, assisti pela primeira vez uma orquestra só de cordas. Não sei se pela ignorância musical, tive momentos em que me emocionei tanto quase a ponto de chorar, outros não consegui sentir nada e em outros não gostei mesmo. Claro que as músicas mais modernas e o bis com músicas de rock dos anos 60, que deixou o grupo com ar de Big Band encantam inacreditavelmente mais. Não que o clássico e tradicional não sejam bons, nem tenho conhecimento suficiente para afirmar isso, mas acho que pela falta de cultura musical, não nos identificamos com o erudito, não pagamos e nem saimos de casa para ouvi-lo. Mas senti vontade de ouvir uma orquestra que também tivesse sopro e percussão, o que acho ser um bom sinal. Aplaude-se muito mais que no teatro. E como nos palcos, toque de celular e choro de crianças atrapalham enlouquecedoramente. Não devo ser muito musical, pq há anos vivo sem comprar CDs e sem rádio no carro (OK, para isso também contribui o aperto $). Há anos o pai de uma amiga me incentivava a comprar o sax para ele me ensinar, mas e o medo de gastar no mínimo dois paus e depois não levar jeito para a coisa? O máximo que tive de iniciação musical me traumatizou: somente teoria, do modo mais árido possível, no primário ou ginásio, o suficiente para nos por a léguas de distância de qualquer interesse no aprendizado de um instrumento. Mas acho que todas aquelas violas, violinos, violoncelos e contrabaixos juntos tocam em algum lugar dentro de nós. Fiquei emocionada reconhecendo algumas músicas antigas. Ficaram algumas dúvidas cruéis: pq há tantos músicos cabeludos? Pq as orquestras gostam tanto da cor preta? Pq alguns músicos deitam a cabeça no instrumento e outros não? Pq os violinos e violas são tão parecidos? Pq os violoncelos e contrabaixos são tão similares? Pq alguns músicos ficam tão orgulhosos com os aplausos e outros só faltam se esconder atrás do intrumento? Pq há poucas músicas clássicas brasileiras? Pq há poucas maestras e solistas mulheres? E sobretudo, pq não me apresentaram isso antes?

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

vc deve ser meio chata!

3:30 PM

 

Postar um comentário

<< Home