Desabafos de uma jornalista, aspirante a atriz, shiatsuterapeuta e professora de yoga...

sábado, setembro 24, 2005

Superação - no circo e na vida

Quando comecei a aula de acrobacias circenses com o pessoal do teatro, um mês e pouco atrás me surpreendi com a volta de um medo antigo de altura, que me rondava nas aula de ginástica olímpica da infância. E tive dificuldades sobre humanas: minha coordenação, força e alongamento são nulos, estava enferrujada após seis meses parada por causa da apendicite, da plástica e do desemprego. Sabe quando parece que você nunca vai superar aquilo? Dá vontade de ir embora e não voltar nunca mais? Tive uma amiga que estudou Letras e me explicou que os alunos sempre bloqueiam inconscientemente seu aprendizado em alguns pontos e que o professor trabalha para vencer esses bloqueios. Já me aconteceu milhares de vezes: me sentir uma estúpida de tanta dificuldade e achar que nunca conseguiria, mas de repente... Cai a ficha e você consegue e deixa de se impedir de vencer essas resistências. Não foi conscientemente, mas há uns dois finais de semana, o medo sumiu. Quando o professor pede um voluntário ou pergunta quem quer tentar, lá estou eu, ainda sem força, alongamento e coordenação suficientes. Mas disposta a ir em frente. Que sensação maravilhosa, essa de superar limites, de que é possível aprender qualquer coisa, se livrar de qualquer medo. E ouvir o professor dizer: "não pensei que você faria/ tentaria/ conseguiria". EU POSSO TUDO!