Desabafos de uma jornalista, aspirante a atriz, shiatsuterapeuta e professora de yoga...

quinta-feira, setembro 14, 2006

Si, a mi me gusta el periodismo

Quando fui estudar jornalismo, tinha uma tia que dizia que rezava para que nunca cobrisse uma guerra, mas sempre pedia pra ela suspender estes pedidos ao andar de cima, pois sonhava em ser correspondente de guerra. E pensar que até ficar doente tem seu lado bom: a apendicite que me pegou de jeito há 1 ano e 8 meses atrás me mostrou que não poderia lidar com o sofrimento humano tão de perto: a dor do quarto ao lado já me travava, imagine de várias pessoas muito próximas...
Tenho uma relação de amor e ódio com o jornalismo, já quis deixar, já me apaixonei por ele de novo... Ando meio em estado de graça novamente. Lembro de épocas de vacas magras e a finada avó rezando para encontrar um trabalho perto, que pagasse bem, trabalhasse pouco, tivesse um chefe bom, um trabalho gostoso... E eu brincava: "vó, pega leve com Deus que nesse nivel de exigência fica muito difícil".
É aquele velho clichê: com a comunicação a gente nunca ganha bem, mas sempre tem boas histórias para contar. Na última mesa de boteco em que brinquei que escrevemos um pouco de tudo e sabemos muito de nada, ouvi uma amiga justificar pq isso é bom:
- Dá para conversar com qualquer um. Imagine o namorado da minha irmã que é biólogo especiliasta em tubarão? O universo de quem pode trocar idéia com ele é muito restrito...
Não é que ela tem razão? E viva os generalistas!